quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aplicando para o Exame

Tão importante quanto estar preparado para a prova é estar 'autorizado' a fazer a prova.

Pra isto, precisamos cumprir alguns requisitos mínimos como:

Se você possui diploma de nível superior, ter ao menos 35 horas de estudo em Gerenciamento de Projetos e 4.500 horas atuando em projetos nos últimos 3 anos.

Se você não possui diploma de nível superior, precisa ter ao menos Segundo Grau completo, 35 horas de estudo em Gerenciamento de Projetos e 7.500 horas atuando em projetos os últimos 5 anos.

Uma vez feito este levantamento, é importante se cadastrar no site do PMI (não é obrigatório se associar, mas eu recomendo). Depois de cadastrado, você precisa 'aplicar' (do inglês 'application') para poder receber a autorização para pagar e marcar o dia do exame.

Veja, se você não cumpre os requisitos acima, talvez a certificação mais apropriada para você seja o CAPM (Certified Associate in Project Management). Para esta certificação também existem requisitos mínimos (Segundo grau + 1.500 horas de experiência em Gerenciamento de Projetos OU 23 horas de estudos sobre Gerenciamento de Projetos).

Se tudo correr bem e você não tiver errado no preenchimento do 'Application', em 5 dias o PMI deverá te autorizar a fazer a prova. Caso contrario, eles irão solicitar que você envie comprovantes para se assegurarem que você realmente possui a experiência necessária para ser um profissional PMP.

Não queira cair no processo de auditoria!!! É fato que se trata de um processo extremamente burocrático e talvez você não consiga todas as assinaturas de antigos patrocinadores ou colaboradores dos seus projetos anteriores.

Para evitar isto, deixo uma dica: Não subestimem a inteligência do PMI. Ninguém trabalha 7 dias por semana e nem 12 meses no ano. Todos os países possuem férias, folgas e feriados, então não deixem de considerar isto nos seus cálculos (caso vocês não tenham em mãos os cronogramas de antigos projetos para conferir - algumas empresas não permitem por motivo de segurança).

3 anos = 156 semanas
156 semanas - 12 de ferias (3x4) = 144
144 x 5 dias = 720 dias
720 - 36 (3 x 12 feriados por ano) = 684
684 dias úteis x 8 horas = 5.472 horas

Então existe uma margem de 972 horas (18%) para outras folgas ou motivos de não estarmos trabalhando em projetos nos últimos 3 anos.


ATUALIZAÇÃO:

Estou compartilhando com vocês duas planilhas que desenvolvi para validarmos se realmente temos condições de fazer o Exame PMP. Primeiro preencha o Form 1 e em seguida o Form 2 (que é atualizado pelo Form 1, por isto precisam estar sempre na mesma pasta).
https://docs.google.com/file/d/0BwOxgj-x7eweay1HRFJVMXNzMkE/edit?usp=sharing


PS: Se você acabou de se formar e pretende usar 'projetos' fictícios para comprovar que possui experiência, cuidado. O PMI já está de olho em quem anda 'falsificando' os dados para realizar a prova e a auditoria será inevitável para você. Faça o CAPM que também é muito bem aceito pelo mercado e vai te preparar bem para os próximos 3 anos de experiência!!!

Gostaram das informações? Aqui tem tudo que você precisa saber antes de aplicar para o exame: https://www.pmi.org/Certification/~/media/PDF/Certifications/pdc_pmphandbook.ashx

Forte abraço. Comentem, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário