segunda-feira, 11 de março de 2013

[Off-topic] PMBoK 5a Edição - O que muda?




Pessoal, estive procurando a confirmação da data de mudança do Exame PMP quando encontrei as seguintes informações:

- O Exame PMP muda em 31 de Julho de 2013.
- Já estamos na 5a Edição do PMBoK.

Sobre o Exame PMP, não preciso dizer que é para refletir as mudanças recentes no PMBoK. Quem estiver estudando, acelere para conseguir fazer a prova até 30 de Julho de 2013.

Sobre a 5a Edição do PMBoK eu preciso dizer que mudou bastante.

Para quem é afiliado ao PMI, você pode fazer download do PMBoK 5a Edição de graça. Lembrando que ele vem em formato PDF com Senha (a sua senha de acesso ao PMI) e impresso em TODAS as páginas o seu ID e seu nome. Isto é para evitar a distribuição (que infelizmente ainda ocorre).

Se você tem acesso ao PMBoK 5a Edição, não precisa continuar a ler este arquivo. Vá até o "Apendix X1" no final do livro. Se você não tem, aqui vão as mudanças.

Principais mudanças:

1. Foi criada uma nova área de conhecimento chamada Gerenciamento das Partes Interessadas (Stakeholders Management), passando de 9 para 10 áreas de conhecimento

2. Foram corrigidos 13 processos e criados mais 5 processos, passando de 42 para 45 processos ao todo.

3. Correções menores.

Processos corrigidos:

4.3. Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto
   mudou para: 4.3. Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto

5.5. Controlar o Escopo
   mudou para: 5.5. Validar o Escopo

8.1. Planejar a Qualidade
   mudou para: 8.1. Planejar o Gerenciamento da Qualidade

8.3. Realizar o Controle da Qualidade
   mudou para: 8.3. Controlar a Qualidade

9.1. Desenvolver o Plano dos Recursos Humanos
   mudou para: 9.1. Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos

10.1. Identificar as Partes Interessadas
   mudou para: 13.1. Identificar as Partes Interessadas

10.2. Planejar as Comunicações
   mudou para: 10.1. Planejar o Gerenciamento das Comunicações

10.3. Distribuir as Informações
   mudou para: 10.2. Gerenciar as Comunicações

10.5. Relatar o Desempenho
   mudou para: 10.3. Controlar as Comunicações

11.6. Monitorar e Controlar os Riscos
   mudou para: 11.6. Controlar os Riscos

12.1. Planejar Aquisições
   mudou para: 12.1. Planejar o Gerenciamento das Aquisições

12.3. Administrar as Aquisições
   mudou para: 12.3. Controlar as Aquisições

10.4. Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas
   mudou para: 13.3. Gerenciar o Envolvimento das Partes Interessadas

Novos Processos:

5.1. Planejar o Gerenciamento de Escopo
6.1. Planejar o Gerenciamento de Tempo (ou cronograma)
7.1. Planejar o Gerenciamento de Custos
13.2. Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas
13.4. Controlar o Envolvimento das Partes Interessadas

Então como fica (clique na imagem para visualizar):


Nenhum comentário:

Postar um comentário